Missão

A SPH é constituída por médicos, especialistas ou não, nacionais e estrangeiros, e outros profissionais de saúde, empenhados na prática ou investigação em Hematologia.


Quem Somos

A Sociedade Portuguesa de Hematologia é uma associação sem fins lucrativos, constituída por médicos e outros profissionais ligados à saúde empenhados na prática e (ou) investigação no campo da Hematologia.



Os principais objectivos da SPH

A Sociedade Portuguesa de Hematologia tem como objectivos:

• Promover reuniões científicas periódicas sobre temas de Hematologia, com destaque para a reunião anual que se realiza em Novembro de cada ano;

• Fomentar o intercâmbio cultural e científico entre técnicos e cientistas portugueses e estrangeiros do mesmo ramo, nomeadamente pela comparticipação activa em Simpósios, Congressos, reuniões científicas e outras quaisquer realizações ligadas à Hematologia, levadas a cabo em Portugal ou no estrangeiro;

• Divulgar, discutir e publicar trabalhos relevantes no campo da especialidade, estando prevista a criação de uma revista da especialidade, a qual servirá, simultaneamente, como meio divulgador da Sociedade;

• Desenvolver acções de natureza educacional no domínio da Hematologia, designadamente pela promoção regular de cursos de pós-graduação;


Pretendemos

Promover e contribuir para o desenvolvimento da hematologia, nas suas diversas expressões: clinica; laboratório; transfusão; imunohematologia; ciências afins.

E nos seus diferentes aspectos: social (profilático e assistencial); técnico-científico; pedagógico; investigação; profissional.



Estatutos da SPH

Os Estatutos da Sociedade Portuguesa de Hematologia estão disponíveis para consulta neste espaço. Dada a extensão do documento, encontra-se em versão PDF, de fácil acesso e de rápido download.



Constituição legal da SPH

"A SPH tem por objecto promover e contribuir para o desenvolvimento da Hematologia, nas suas diversas expressões – clínica, laboratório, transfusão,imunohematologia e ciências afins – e nos seus diferentes aspectos – social (profiláctico essistencial), técnico-científico, pedagógico, de investigação e profissional".

Artigo 3º dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Hematologia