Bolsa de Investigação 2018 em Mieloma Múltiplo

Publicado em: Notícias | 0

A Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Amgen Biofarmacêutica, levaram a cabo a 2ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo.

O vencedor já é conhecido e a Prof.ª Doutora Maria Inês Almeida, do Instituto de Engenharia Biomédica/ Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, é a investigadora responsável pelo projeto vencedor.

No projeto, os investigadores propõem-se a explorar o envolvimento de miRNAs na comunicação entre diferentes populações celulares presentes no microambiente ósseo de mieloma múltiplo.

A equipa vencedora recebeu 15.000 euros, para que, durante um ano, desenvolvam um projeto de investigação que permita desvendar os mecanismos subjacentes ao mieloma múltiplo, tendo em vista o potencial desenvolvimento de novas terapêuticas futuras.

Da equipa fazem também parte o Herlander Marques, médico oncologista do Hospital de Braga e investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Porto) e ainda Susana Santos e Mário Barbosa, ambos investigadores do Instituto de Engenharia Biomédica/ Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, do Porto.

A cerimónia de atribuição da Bolsa realizou-se a 26 de junho, em Lisboa, sendo entregue pela presidente do Infarmed, Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, em representação do ministro da Saúde.

Fonte: Newsfarma