Nesta área tem acesso aos eventos nacionais e internacionais que dizem respeito à área da Hematologia. Pode optar por visualizar a Agenda por dia, mês ou semana. Pode clicar em “Ler mais” e encontrar informação mais detalhada.

 

Mar
27
Qua
2019
Dia Nacional do Dador de Sangue
Mar 27@13:23_14:23

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST) comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado a 27 de Março.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Dê sangue! Partilhe o melhor de si!

Fonte: https://www.sns.gov.pt

Abr
4
Qui
2019
Lisbon Pathology Update 2nd Edition
Abr 4@08:00_Abr 6@13:00

Nos próximos dias 4 a 6 de Abril tem lugar o Lisbon Pathology Update 2nd Edition, no Auditório do Hospital da Luz, em Lisboa e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

O Lisbon Pathology Update 2nd Edition é um curso desenhado para interessar tanto a médicos da especialidade de anatomia patológica em fase de formação, como aos que já se dedicam a áreas mais específicas da especialidade.

Em 2019 irá abranger cinco áreas da patologia:

  • Patologia mamária oncológica
  • Dermatopatologia, em especial lesões melanocíticas e linfoides
  • Patologia oncológica ginecológica
  • Lesões hematológicas menos frequentes do gânglio linfático
  • Patologia do interstício pulmonar e neoplasias neuroendócrinas do pulmão

As apresentações teóricas da área da anatomia patológica estarão a cargo de médicos patologistas do staff residente do MD Anderson Cancer Center, de Houston, que dedicarão toda uma manhã à apresentação de casos clínicos de dificuldade major.

A intercalar as intervenções das diferentes áreas da patologia haverá palestras eminentemente clínicas, numa perspetiva de que a informação médica ótima é aquela que se produz de forma integrada.

A discussão e a partilha de dificuldades diagnósticas de ambas as vertentes, clínica e morfológica, constituem a melhor forma de aperfeiçoar ao máximo a tomada de decisão clínica.

Consulte o programa aqui

Inscrições podem ser feitas aqui

Geral | 120€
Internos das Especialidades | 90€
Colaboradores Luz Saúde | Gratuito

Condições de Cancelamento

Os pedidos recebidos até uma semana antes do evento terão um reembolso de 100%. Após este período não será efetuada qualquer devolução.

 

Curso Teórico-Prático de Hemato-Oncologia
Abr 4@09:00_Abr 5@16:00
Abr
5
Sex
2019
2nd How to Diagnose and Treat Multiple Myeloma
Abr 5@09:00_Abr 7@18:00

2nd How to Diagnose and Treat Multiple Myeloma
April 5-7, 2019 – Berlin, Germany
Chairs: Hermann Einsele, Irene Ghobrial, Sonja Zweegman


ESH Clinical Updates are disease-specific meetings that address state-of-the-art diagnostic and clinical management.

They are based on the presentation and analysis of real clinical cases. Voting technology is used as a self-evaluation tool and to increase scientific interaction.

This programme will include:
– Plenary Sessions
– Interactive Cases Presentations
– Roundtables
– Panel Discussions
– Debates
– Voting boxes

Abr
6
Sáb
2019
29ª Sabatina de Hematologia
Abr 6@08:30_16:00

Tem lugar no dia 6 de Abril a 29ª Sabatina de Hematologia, no Auditório da Sub-Unidade III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

Os temas em destaque são:

Discrasias Plasmocitárias – Amiloidose; Mieloma Múltiplo
LLA – Diagnóstico e Tratamento Em 2019
Acesso Aos Novos Fármacos
Anemias Hemolíticas Raras – HPN; PTT
Discussão de Casos Clínicos

Consulte o PROGRAMA AQUI

Mais informações e inscrições em http://www.chuc-hematologiaclinica.org

A 29ª Sabatina de Hematologia é precedida pelo Curso Teórico-Prático de Hemato-Oncologia sobre Neoplasias Linfoproliferativas Crónicas, nos dias 4 e 5 de Abril.

Abr
17
Qua
2019
Dia Mundial da Hemofilia
Abr 17 todo o dia
Dia Mundial da Hemofilia @ Rua Augusto Macedo, Nº 12-D - Esc. 2, 1600-503 Lisboa | Lisboa | Lisboa | Portugal

O Dia Mundial da Hemofilia celebra-se a 17 de abril. Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico e é assinalada desde 1989.

O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel, o fundador da Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.

A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.

Em Portugal não existe um registo nacional sobre a hemofilia, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença.

Abr
18
Qui
2019
Dia Europeu dos Direitos dos Doentes
Abr 18 todo o dia

Celebra-se, a 18 de Abril, o Dia Europeu dos Direitos dos Doentes.

Este dia nasceu com o intuito de garantir que sejam respeitados os valores fundamentais reconhecidos pela Carta Europeia dos Direitos dos Doentes.

Dentro do espaço europeu, independentemente dos meios financeiros e da nacionalidade, é imperioso garantir que os cidadãos possam aceder a serviços de saúde de qualidade, mesmo quando o tratamento não está disponível no seu país de origem ou quando tem mais qualidade noutro Estado Membro.

O reforço e o respeito pelos direitos dos doentes só serão efetivos com a cooperação e o empenho de todos os profissionais da área da saúde em cada país da União Europeia. Assim, é essencial aumentar a consciencialização sobre a importância dos direitos dos doentes, bem como as responsabilidades de todos para garantir a seu respeito.

Fonte: https://www.sns.gov.pt

Mai
9
Qui
2019
XVI Congresso da Sociedade Ibérica de Citometría
Mai 9@08:30_Mai 11@14:00

Tem lugar nos próximos 9 a 11 de Maio o XVI Congresso da Sociedade Ibérica de Citometría, em Salamanca.

Todas as informações sobre o Congresso podem ser encontradas no site do evento www.sic2019.com.

 

Mai
16
Qui
2019
XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação
Mai 16@08:30_Mai 17@18:30
XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação

O Valor da Nutrição é o tema do XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação, da Associação Portuguesa de Nutrição, que tem lugar nos dias 16 e 17 de Maio, no Porto.

O evento conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), cujo programa pode ser consultado AQUI.  As inscrições online podem ser feitas em http://www.cna.org.pt/pre-inscricao até ao próximo dia 15 de maio de 2019 | 18h00.

Informações adicionais podem ser consultadas em http://www.cna.org.pt.

Mai
17
Sex
2019
International Conference on Acute Lymphoblastic Leukaemia
Mai 17@09:00_Mai 19@18:00

International Conference on Acute Lymphoblastic Leukaemia

Berlin, Germany
May 17-19, 2019
Chairs: Jan Cools (Leuven), Hervé Dombret (Paris), Adele Fielding (London), Mark Litzow (Rochester)

Programme summary:
Major advances have been reached recently in the knowledge of acute lymphoblastic leukaemia (ALL), including the comprehensive description of B-cell precursor and T-cell ALL genomic landscapes, identi­ cation of new potentially druggable disease subsets and discovery of predisposing preleukemic events. During the same period of time, progresses have been accomplished in the management of children and adults with ALL, thanks to routine monitoring of measurable residual disease (MRD), administration of intensi­ ed risk-adapted chemotherapy, introduction of targeted therapies and antibodies, followed by the remarkable eff­icacy of antibody-drug conjugates (ADCs), bi speci­fic T-cell engager antibodies (BiTEs) and manufactured chimeric antigen receptor (CAR) T-cells.

This intense research activity has made ALL a fascinating disease, allowing major improvements in patients’ outcome, while providing important proofs of concept for the treatment of cancer in general.

The 1st ESH Translational Conference on ALL is designed to provide time and multiple opportunities for discussions and interactions with internationally recognized physicians and scientists in the ­field.

Consulte aqui o programa provisório

Learning objectives:

  • Learn how to optimally diagnose and classify ALL, by combining modern diagnosis algorithms and early MRD monitoring, to rapidly deliver the right treatment to the right patient
  • Review the conventional therapeutic options, with a focus on the role of allogeneic haematopoietic stem cell transplantation
  • Learn how to optimize the management of individual patients on the basis of individual drug metabolism, tolerance and toxicity
  • Acquire improved knowledge of new emerging targeted or immunologic treatments and understand how they might be combined or even eventually replace current conventional treatment options

 

The programme will include:

  • Plenary Sessions
  • Introductory and Keynote Lectures
  • Roundtables
  • Panel Discussions
  • Simultaneous Meet the Expert Sessions
  • Manned Poster Session